O governo Federal , através do ministério da saúde Publicou na última terça-feira a portaria GM/ MS N° 894, que Destinou Recursos Federais para o custeio no âmbito da atenção primária à saúde , para o enfrentamento da emergência em saúde pública de importância Nacional ( ESPIN), em decorrência da covid 19.
Segundo a portaria , esse recursos foram transferido em parcelas única nos Municípios e distrito federal e tem a finalidade de auxiliar na manutenção do funcionamento de serviço ofertado no âmbito da atenção primária à saúde para o enfrentamento da covid 19 , por meio dos seguinte incentivo financeiro , nos capítulos de I a IV .
I- incentivo financeiro per capita;
II- incentivo financeiro para cuidado em serviço das pessoas idosos;
III- incentivo financeiro para à atenção em saúde de criança e gestante;
IV- incentivo financeiro para assistência à saúde dos povos e comunidade tradicional.
Cada capítulos possuí uma memória de cálculo baseado nos dados dos sistema de informação do município , representando importância dos cadastros na AB, de forma efetivo e detalhados , mantendo dados atualizado no sistema de informação da atenção básica vigente , para a análise da situação de saúde, considerando às características do sistema econômica , culturais, demográfica, e epidemiologica do território. E priorizando às situação a serem apresentado no planejamento local, conforme disponível da PNAB.
Os valores transferido para o município de Buriti Maranhão foi de $210.900.66 reais
( Duzentos e Dez Mil e Novicento e Sessenta e Seis reais) .